Consultor, segundo o wikipédia significa:
"É o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade"
Vendedor, segundo o wikipédia, significa:
"É o profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor."
Vou expor aqui minha opinião sobre os profissionais hoje chamados de consultores comercias pelas lojas de móveis planejados ou modulados.
Para ser considerado como Consultor Comercial o mesmo teria que ter pelo menos 2 anos de experiência e dominar tanto técnicas de vendas quanto ter conhecimento do catálogo de produtos de sua empresa e também saber como MELHOR utilizar esses produtos em seus projetos afim de melhor atender seus clientes. E quando falo em MELHOR ATENDER, digo não apenas fazer um belo projeto e ter um atendimento impecável, mas um projeto BONITO, PRÁTICO E ECONÔMICO, financeiramente falando e saber finalizar o negócio, fechar a venda.
Hoje em dia os profissionais que trabalham em loja de móveis podem ser diferenciados em 3 categorias. São elas:
1. VENDEDOR / PROJETISTA
O vendedor/projetista é o profissional que está mais preocupado em VENDER do que com a qualidade do projeto. Isso na maioria das vezes trás problemas de pós vendas, pois sempre haverá problemas nas montagens, principalmente quando a empresa não dispõe de um DP (Departamento Técnico).
Quando a empresa dispõe de um DP, geralmente são encontrados erros de medidas e/ou de projetos onde ou a venda foi super faturada ou sub faturada. O que não deixa de ser um erro e um prejuízo ou para a loja ou para o cliente.
E vejo que muitas empresas gostam desse tipo de profissional porque vendem muitos, mas, muitos empresários se esquecem de contabilizar os problemas causados pelos projetos mal elaborados ou até contabilizam vendendo com um markup alto, cobrando assim algo indevido do cliente por conta de seus maus profissionais.
2. PROJETISTA / VENDEDOR
O projetista/vendedor, poucos hoje em dia, estão mais preocupados com a qualidade de seus projetos do que com suas vendas, claro que querem vender, mas, muitas vezes elaboram tanto o projeto que deixam passar boas oportunidades de vendas, pois, todo cliente tem seu "time", seu momento de compra.
Outro problema com esse tipo de profissional também é que eles atendem poucos clientes, visto o tempo que levam elaborando um projeto.
Esse profissionais na verdade se encaixam bem no DP, pois são extremamente cuidadosos com a qualidade dos projetos. São extremamente técnicos.
Um outro fator negativo desses profissionais é que em sua maioria, não sabem vender. Se preocupam muito mais em estudar técnicas de projetar do que técnicas de vendas.
3. CONSULTOR COMERCIAL
Esse é o profissional completo.
O consultor técnico/comercial entende tanto de vendas e sua psicologia quanto de como elaborar eficientemente um projeto.
Esse tipo de profissional hoje em dia é escasso, pois, em sua maioria quando saem das empresas onde trabalham, resolvem abrir suas próprias empresas.
As empresas que contam com esse tipo de profissional, geralmente fazem de tudo para não perde-lo. Porém, muitas empresas o tratam como ou um vendedor/projetista ou como um projetista/vendedor e com isso acabam por desestimular o profissional a continuar.
Por ser um profissional completo, o consultor técnico/comercial sempre se destaca, tanto por sua qualidade de projeto quanto por bater quase sempre as metas propostas pela empresa onde atua.
Bom, essa é a minha definição sobre essa profissão.
O que acha, qual dos profissionais você se encaixa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário